O Vento Será Tua Herança (1960)



O Vento Será Tua Herança (2016): 

O filme se baseia num episódio real, ocorrido em 1925, na cidadezinha de Dayton, no Tennessee, onde um professor de ciências, ao ensinar que o homem evoluiu a partir do macaco, foi preso por violar uma lei estadual que proíbe o ensino da criação que não tenha por base a Bíblia. O caso ficou conhecido como “julgamento do macaco” e expôs o fundamentalismo religioso do sul dos Estados Unidos ao ridículo.
O elenco é estelar e conta com Spencer Tracy, Fredric March e Gene Kelly, entre outros. Fredric March faz Matthew Harrison Bryan, na verdade, William Jennings Bryan, o candidato três vezes derrotado à presidência dos EUA, que se oferece como promotor de acusação; Gene Kelly faz o jornalista E. K. Hornbeck – na verdade, H. L. Mencken – que comprou a briga e cujo jornal contratou um renomado advogado para defender o pobre professor, advogado este interpretado por Spencer Tracy.
Cabe ao jornalista desferir comentários ferinos e engraçados, no melhor estilo de Mencken, um dos grandes iconoclastas de seu tempo. Em determinado momento, na cidadezinha em alvoroço, ele cumprimenta um chimpanzé e diz: “bença, vovô”!
Seus escritos estão em “O Livro dos Insultos”, uma explosão mental de ideias e críticas ao pré-estabelecido, numa verdadeira metralhadora giratória que não poupa nada.
Incrível como o filme permanece atual, mesmo sendo de 1960 e contando uma história ocorrida em 1925. O ranço fundamentalista dos criacionistas, que pregam que se deva ensinar nas escolas que o homem foi criado por Deus há poucos milhares de anos, permanece em pleno vapor, aqui e nos Estados Unidos. Tanto que em 1999 um novo filme sobre o fato foi lançado, com ninguém menos que George C. Scott, Jack Lemmon e Beau Bridges.
Quer dizer, em 2017, pasmem, ainda tem pessoas que defendem que os professores devam ensinar, paralelamente à teoria da evolução de Darwin, que Deus criou o homem a partir do barro; isto é, que o Criacionismo de Adão e Eva tem alguma base científica ou fundamento além do Cristianismo. Por isso, O Vento Será Tua Herança é obrigatório para conhecermos esse perigo que é o fundamentalismo religioso. E faz isso com muito humor e com uma ótima canção na trilha, a famosa “Give me the old time religion”. Aliás, o filme recebeu quatro indicações ao Oscar: roteiro adaptado, montagem, fotografia e ator (Spencer Tracy, muito bem como o advogado de defesa).
É também uma rara oportunidade para apreciar Mencken (1880-1956), que sobre o caso sugeriu que os macacos é que deveriam ter processado o professor. Sobre a religião, solta essa, em 1918: “A convenção social mais curiosa desta grande época em que vivemos é a de que as opiniões religiosas devem ser respeitadas. Os efeitos maléficos desta convenção devem ser evidentes para todos, mas os dois maiores são: a) jogar um véu de santidade sobre ideias que violam qualquer decência intelectual; b) tornar todo teólogo um libertino com imunidades.” Gênio é pouco.


You May Also Like

1 comentários

  1. Conheci o autor por indicação tua e logo comecei a lê-lo. Já fiquei instigada a assistir ao filme em comento.

    ResponderExcluir