Críticas-pílula: O Nevoeiro (2007)


O Nevoeiro (The Mist). EUA, 2007. De Frank Darabont. Com Thomas Jane e Marcia Gay Harden.
Frank Darabont (Um Sonho de Liberdade, À Espera de um Milagre) escreveu e dirigiu “The Mist”, a partir da obra de Stephen King. O resultado é um filmaço de terror, com muitos mistérios e mensagens subliminares. Na história, uma pequena cidade próxima a Portland, na costa noroeste americana, depois de uma tempestade é encoberta por um estranho nevoeiro. Aqueles que ousam adentrá-lo são atacados e mortos. Um grupo de pessoas fica preso num supermercado e logo dividido entre sair ou permanecer trancado no local.
O roteiro e a direção mantém o clima de apreensão. Se o espectador acha que o filme vai resvalar no clichê, se engana: sua qualidade surpreende. Há terror no filme, e muito mais do que se possa imaginar à primeira vista. A trilha sonora do filme é ótima e o elenco é bom, com destaque para os dois atores principais.
Aqueles que jogam RPG notarão uma semelhança do filme com o cenário “Tormenta”, que se dá no continente de Arton. Em Arton, existem locais atingidos por algo chamado “tormenta”, locais esses que são bombardeados por chuvas ácidas torrenciais logo antes de surgirem criaturas poderosas e terríveis, vindas de outra dimensão, matando aquilo que podem. As áreas de tormenta de Arton equivalem às áreas de neblina do filme. E, se nem os melhores guerreiros do mundo de fantasia do RPG conseguem derrotar tais monstros, que dirá pessoas normais.

Cotação: êêêê (excelente)

You May Also Like

0 comentários