Críticas-pílula: A Cidade dos Amaldiçoados (1995)


A Cidade dos Amaldiçoados (Village of the Damned). EUA, 1995. De John Carpenter. Com Christopher Reeve e Kirstie Alley.

Numa cidadezinha norte-americana, misteriosa força faz com que seus moradores desmaiem. Logo após, várias de suas mulheres engravidam ao mesmo tempo.

John Carpenter dirigiu grandes filmes como “Halloween” (1978), “Fuga de Nova Iorque” (1981), “O Enigma do Outro Mundo” (1982), “Eles Vivem” (1988) e “Vampiros de John Carpenter” (1998). Todas essas obras tiveram ótima repercussão e geraram continuações e/ou imitações. Na sua longa carreira o mestre imprimiu forte tom autoral nos seus filmes, sem contudo reduzir o lado comercial deles.
Além desses, poderíamos citar filmes que se tornaram cult, como “Christine – O Carro Assassino”, “Starman” e “Os Aventureiros do Bairro Proibido”, todos dos anos 80.
Assim, é provável que você tenha assistido pelo menos um dos filmes mencionados, sem lembrar-se, contudo, que são obras de John Carpenter.
Para se ter uma idéia, só cineastas de gabarito como ele têm moral para pôr seu nome junto ao título, como é o caso de “Vampiros de John Carpenter”. Fellini o fez, em “8 1/2”.
“Cidade dos Amaldiçoados” entra na carreira do diretor como uma obra menor e menos pessoal. Apesar de ser bem realizada, em nenhum momento nos surpreende. Parece que Carpenter a dirigiu no piloto automático.
Mas com um currículo desses, mesmo uma obra menor vale.

Cotação: êê (bom)


Obs.: acabou o texto, e terminei quase não falando do filme... kkkk

You May Also Like

0 comentários