Críticas-pílula: Lucy



Lucy (Idem). França, 2014. De Luc Besson. Com Scarlett Johansson e Morgan Freeman. Jovem obrigada a transportar droga a absorve e adquire capacidades super-humanas.


Ecos de "2001 - Uma Odisséia no Espaço"?


Lucy (Scarlett Johansson) é a moça que, obrigada por mafioso a transportar uma droga no estômago, a absorve e se torna super-humana: ela passa a utilizar de 20% em diante de sua capacidade cerebral. Ao mesmo tempo, um professor (Morgan Freeman) explica a alunos teorias sobre o que o homem seria capaz de fazer se aproveitasse bem mais que a média de 10% dessa capacidade.

A cena inicial é ótima: compara o cerco dos mafiosos a Lucy a gueopardos caçando uma gazela. Começa aí a proposta de Luc Besson em situar o homem em contexto com animais, com a natureza, o tempo e o universo.

Se "Lucy" é um filme de ação, não deixa de ser metafísico, filósofico. Uma das mais claras referências que faz é a "2001 - Uma Odisséia no Espaço", seja na evolução do ser humano até um novo estágio de existência, seja no toque de dedos entre a "Lucy" humana-evoluída e a "Lucy" ancestral do ser humano, descoberta na África e que viveu há 3,2 milhões de anos. Qualquer semelhança entre o nome da personagem e a australopitecus não é coincidência.

Essas referências intercaladas com ação bem dirigida formam um filme de qualidade, inventivo, que nos faz refletir um pouco. Mas seu ritmo é bem rápido, e não cadenciado como o de "2001". Característica, aliás, típica do diretor francês Luc Besson.


Cotação: êêê (ótimo)


Não custa lembrar que Luc Besson também escreveu e dirigiu "O Quinto Elemento" (1997), outra ficção científica de grande qualidade. 

You May Also Like

1 comentários

  1. Johansson confere vida a este pequeno projeto coerente, insano e divertido, marcado por uma saudável vontade de trazer algo diferente aos blockbusters de ação e ficção científica.Adorei o trabalho de Scarlett Johansson no filme, é uma das jovens atrizes que melhor se veste e a tem a carreira em crescimento, a vi faz pouco tempo em Rough Night 2017 e é algo diferente ao que estamos acostumados com ela, se vê espetacular. Sem dúvida recomendo! É um filme bom e interessante.

    ResponderExcluir