Críticas-pílula: Dia dos Mortos (1985)


Dia dos Mortos (Day of the Dead). EUA, 1985. De George A. Romero. Com Lori Cardille, Terry Alexander e Joseph Pilato. Num Estados Unidos infestado de zumbis, pequena equipe formada por civis e militares se refugia em base subterrânea.

"Dia dos Mortos" fechou a trilogia de George A. Romero de zumbis, formada por "A Noite dos Mortos Vivos" (1968) e "Despertar dos Mortos" (1978). Apesar do filme não ser uma obra-prima, é muito bem escrito e produzido. Os diálogos são ótimos, os personagens bem construídos e a atmosfera transmite tensão, na qual os militares — liderados pelo intragável Rhodes — cada vez mais hostilizam os civis.



O cineasta questiona a humanidade e cooperação das pessoas, em especial dos militares. Decerto ele não nutre nem um pouco de simpatia por militares, e são justamente eles o maior alvo de sua crítica. Em determinada cena, por exemplo, um zumbi demonstra mais "humanidade" que um deles.

Destacam-se, ainda, o forte papel feminino da atriz Lori Cardille, como Sarah, a maquiagem de Tom Savini e a trilha sonora.

Cotação:   (bom)


Segue o trailer quando do lançamento do filme


You May Also Like

0 comentários