Críticas-pílula: What Happened, Miss Simone?



What Happened, Miss Simone? (Idem) EUA, 2015. De Liz Garbus. Documentário sobre a cantora, pianista e ativista negra norte-americana Nina Simone (1933-2003).


A questão do título é bem apropriada, mas não é respondida.


O documentário indicado ao Oscar é bom, mas seus 110 minutos de duração parecem pouco para dar conta de uma vida tão complexa como foi a de Nina Simone. O filme é bem linear, começando com sua infância na Carolina do Norte, passando pelo casamento, pelo reconhecimento de seu talento, pela sua participação na luta de direitos civis dos anos 60 e pelo seu auto-exílio na Libéria e Europa.

As muitas questões de uma pessoa tão intensa, por vezes contraditória, não são elucidadas nem respondidas, ou ficam à interpretação do espectador. Isso pode ser algo bom ou ruim, dependendo da expectativa de quem for assistir. Talvez o filme não traga, dada a multiplicidade de fatos que quer abarcar, novidades para aqueles que já conheçam um pouco mais sobre Nina.

As apresentações musicais de Nina Simone são um show à parte, revelando a extraordinária musicista que ela foi. A biografada é bem maior que sua biografia.

Cotação: (bom)

Essa é uma de suas apresentações de Ain't got no / I got life, canção das mais marcantes.



You May Also Like

0 comentários