Crítica de filme - Teste (2013)



Teste (Test). EUA, 2013. De: Chris Mason Johnson. Com Scott Marlowe e Matthew Risch. Bailarino convive com o surgimento da epidemia de AIDS nos Estados Unidos. 89 min.

                                                                  
A idéia do filme é boa, quando mistura um grupo de dança com a epidemia de AIDS nos Estados Unidos, que se espalhou primeiramente entre os gays. Pouco se sabia sobre a doença que, no começo, foi chamada de "câncer gay". Mas o filme, roteirizado pelo próprio diretor, não aprofunda os personagens e situações: preocupa-se em excesso com a reconstituição da época começo dos anos 80 através de elementos como o walk-man.

O elenco fraco também não ajuda. As cenas de dança, que poderiam ser o forte do filme, são mal-dirigidas: a câmera filma os espetáculos como se fôssemos alguém da platéia. Além disso, não varia a trilha sonora, o que poderia ser feito com recursos simples, como aumentá-la quando a câmera se aproxima dos números e reduzi-la quando se afasta. Não se capta a respiração e esforço dos bailarinos; resulta que o espectador fica sempre distante.

Enfim, é um filme convencional na sua execução.

Sobre o tema existem vários filmes melhores, e um deles é "AIDS: Aconteceu Comigo", de 1985, com Gena Rowlands, Ben Gazarra e Aidan Quinn. Foi feito para a TV e ganhou vários prêmios.


Cotação: Ä (ruim)

You May Also Like

0 comentários