Crítica de filme: Crimes Ocultos
Crimes Ocultos
(Child
44). EUA / Reino Unido / Rep. Tcheca / Romênia / Rússia, 2015. De Daniel
Espinosa. Com Tom Hardy, Noomi Rapace e Gary Oldman. Policial /
Suspense. 137 min. Em
1952, na URSS, agente da polícia secreta descobre indícios de um serial killer
matando garotos.
No
ano seguinte a 1952 Stálin morreu. Trata-se de um marco, pois encerrou-se o
governo de um ditador que foi responsável pela morte de algo como dez milhões
de pessoas durante seu governo, de 1924-1953. Sua polícia secreta executou
milhares de pessoas por discordarem do regime soviético e outros milhares foram
levados a gulags – campos de trabalho forçado para prisioneiros. A fome
premeditada na Ucrânia, em 1932-33, os expurgos militares no fim da década de
30 e no início da década de 50 e a execução de pessoas por expressarem opiniões
diferentes fizeram com que a vida de um soviético valesse muito pouco no
período.
No
filme, eis que Tom Hardy é Leo Demidov, agente da polícia secreta soviética que
passa a sofrer crises de consciência com seu trabalho, principalmente quando
precisa dizer ao melhor amigo que a causa da morte do filho dele de 8 anos foi
acidente de trem, quando na verdade as circunstâncias apontam para um
assassinato. Esse homem em estado bruto se torna, por esses e outros fatos,
inimigo do regime, ao mesmo tempo em que garotos são mortos por um assassino em
série. Ora, para os comunistas soviéticos seu regime era incompatível com “serial-killers”,
pois seriam produto do capitalismo; daí a polícia arquivava casos de
assassinatos como acidentes.
O
potencial do filme é, assim, enorme. Entretanto, “Crimes Ocultos” não o aproveita
de todo. É superficial quanto às questões políticas e, apesar de prender a
atenção, deixa a desejar como thriller. No intuito de seguir fórmulas do cinema
Hollywoodiano o filme, talvez, tenha escorregado. Um exemplo é a necessidade do
roteiro de Richard Price – baseado no romance de Tom Rob Smith – eleger um
vilão típico, que é o agente que ocupa o lugar de Leo quando este cai em
desgraça.
Assim,
a atmosfera soviética cai sob o peso das fórmulas e da produção.
Cotação:
Segue o trailer da película:
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